terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Receitinha caseira - Spaghetti de Calabresa

Pessoal,
além das opções de restaurante que frequentamos e queremos apresentar a vocês como sugestões, iremos compartilhar algumas receitas que preparamos para nossos amigos e familiares. Tanto eu quanto a Helo adoramos por a mão na massa e elaborar receitas novas ou tentar reproduzir algo que já experimentamos em algum restaurante ou mesmo na casa de amigos.

Bem, após toda a comilança da festa de Natal na casa dos meus avós e de passar o dia na praia, estava com fome e com vontade de comer uma comidinha caseira. No entanto, final do mês, despensa já sem muitas opções, tive que ser prática e elaborar um prato com os ingredientes que tinha em casa.
Embora esteja tentando aderir uma alimentação mais equilibrada e que evita embutidos (salame, presunto, bacon, mortadela, etc) tive que considerar que estava em clima natalino e a dieta podia ser quebrada.

Preparei uma versão de um spaghetti de calabresa, (tipo a carbonara).

Veja a receita abaixo:

Ingredientes:
- Spaghetti
- Calabresa em cubinhos (ou como preferir) (pode tambem ser bacon)
- Cebola e alho picados
- Temperinhos verde
- Ovos
- Queijo ralado
- Creme de leite
- Sal e pimenta a gosto

Em uma panela com água fervente e sal cozinhe o macarrão.
Na frigideira sem gordura (óleo, azeite ou manteiga) frite a calabresa. Quando estiver bem dourada, retire, despreze todo o excesso de gordura. Volte ao fogo e adicione a cebola e o alho, deixe dourar.
Em outro recipiente, bata os ovos e adicione o queijo, misture bem e despeje sobre a calabresa ainda na frigideira, misturando sempre.

Retire o macarrão da água e adicione a mistura de calabresa. Para finalizar, tempere a gosto, adicione sal, pimenta, temperinho verde e o creme de leite.
Ficou simplesmente delicioso. Aqui em casa a melhor cozinheira é minha mãe, afinal de contas, podemos experimentar diferentes sabores e culinárias, mas nosso tempero favorito, tende a ser o da mamãe.

Mas o que queria dizer, é que adoro me aventurar na cozinha, inventar receitas novas, trazer pratos diferentes para nossa mesa. Às vezes erro no tempero, às vezes cozinho demais, enfim, mas muitas, muitas, muitas vezes, preparo refeições deliciosas.

Observação: Eu faço "de olho", sem medidas exatas, mas hoje fiz para minha família, no total de 6 pessoas. E as quantidades aproximadas foram: 300 gr de macarrão, "2 calabresas", 1 cebola média, 3 dentes de alho, 4 ovos, 200 gr de queijo.

Espero que gostem!

Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário